LOUISIANA E MISSISSIPPI NO OLHO DO FURACÃO: MORADORES FOGEM!

29.8.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   O avanço do furacão Ida à costa do Golfo dos Estados Unidos provocou uma fuga em massa dos moradores de New Orleans ao interior, congestionando as estradas. Todos os voos de entrada e saída do aeroporto Louis Amstrong foram cancelados neste domingo (29).

   O governador John Bel Edwards alertou que "será um dos furacões mais fortes a atingir o estado desde os anos 1850". 

   Segundo os meteorologistas, a tempestade deve chegar ao continente na tarde deste domingo, com extremo perigo (categoria 4) e ventos de 140 km/h.

   Além de fortes chuvas, o furacão poderá causar uma onda de maré que inundará a maior parte da costa da Louisiana.

  A passagem de Ida pelo estado ocorre 16 anos após o furacão Katrina (de categoria 3) que devastou a Louisiana e o Mississippi. O saldo foi de 1,8 mil mortes, rompimentos de diques e inundações catastófricas em New Orleans. 

  "Não somos o mesmo estado de 16 anos atrás", afirmou o governador. A mudança se deve a grandes melhorias ao sistema de diques desde a passagem do Katrina, em 2005.

  O plano de emergência contará com 5 mil soldados da Guarda Nacional para operações de busca e resgate e 10 mil eletricistas de plantão para atender às eventuais quedas de energia.

  Em Mississippi, a maior preocupação é com a infraestrutura de saúde da cidade uma vez que os hospitais já estão cheios pelos casos de covid provocados pela variante Delta, informou a prefeitura à CNN.











0 comments: