62% DE BARES E RESTAURANTES DO PAÍS AINDA NÃO RECUPERARAM VENDAS!

28.9.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Continua complicada a situação de comerciantes na área de alimentação do país: 62% dos restaurantes, bares, cafés e lanchonetes ainda não recuperaram as vendas em relação ao período antes da pandemia. E outros 55% estão endividados.

   Esses números constam da última pesquisa feita pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) em parceria com a consultoria Galunion e o Instituto Foodservice Brasil (IFB), que comparou julho de 2021 a julho de 2019.

  O levantamento mostrou ainda que 13% já conseguem faturar nos mesmos níveis e outros 25% dizem ter superado a receita no mesmo período.

  Outros dados relevantes mostram que o endividamento do setor continua alto: 55% dos bares, restaurantes, cafés e lanchonetes afirmam ter dívidas.

  Desse total, 78% devem para bancos, 57% estão com impostos atrasados, 24% têm dívidas com fornecedores e 14%, pendências trabalhistas. Quase a metade (48%) afirmaram que vão levar em média dois anos para pagar seus débitos.

   O estudo mostrou ainda o crescimento do delivery, que foi a única maneira encontrada por muitos estabelecimentos para sobreviver aos mais de 100 dias de lockdown, entre março e julho de 2020.

  Hoje, esse sistema representa 39% do total do faturamento das empresas (antes da pandemia era 24%). A maioria  (85%) diz que vai manter o delivery mesmo depois da abertura das lojas físicas. 

 A pesquisa envolveu 800 empresas de diversos perfis, de todos os estados brasileiros, que representam 22.907 lojas, das quais 67% estão localizadas nas ruas e outras 22% em shoppings e centros comerciais.

 É o maior estudo já feito até hoje no Brasil durante a pandemia envolvendo o setor de food service.



 



0 comments: