LAVA DO VULCÃO ATINGE O MAR NAS ILHAS CANÁRIAS E PODE LIBERAR GASES TÓXICOS!

29.9.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Os dias estão difíceis nas Ilhas Canárias, na Espanha: a lava do vulcão em erupção atingiu o mar e há um grande temor que provoquem a emissão de gases tóxicos.

  "O fluxo da lava atingiu o mar em Playa Nueva", postou no Twitter o Instituto Vulcânico das Ilhas Canárias na noite desta terça-feira (28).

  Moradores das proximidades foram orientados pelo governo a permanecerem em casa parta evitar os danos da liberação de gases tóxicos que podem ocorrer em reação à lava derretida na água.

  O vulcão La Cumbre Vieja, que se estende por uma cordilheira ao sul de La Palma, entrou em erupção em 19 de setembro, despejando toneladas de lava que lentamente avança em direção ao oceano.

  Para especialistas, a entrada da lava no mar enviará nuvens de gases tóxicos, causando explosões e fragmentação da rocha derretida como se fossem tiros.

  A inalação ou contato com esses gases e líquidos ácidos pode irritar a pele, os olhos e o sistema respiratório, causando problemas em pessoas que já sofrem com doenças respiratórias.

  A atividade vulcânica já destruiu mais de 258 hectares de terra e 589 propriedades na ilha, onde vivem cerca de 85 mil pessoas, cujas principais fontes de renda são o cultivo da banana e o turismo.

  Mais de 6 mil moradores foram evacuados de suas casas. O governo liberou 10,5 milhões de euros para as vítimas do desastre natural, especialmente àquelas que tiveram as residências destruídas pela lava do vulcão.   

   

0 comments: