VULCÃO NA ILHA LA PALMA, ESPANHA, ENTRA EM ERUPÇÃO!

19.9.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Um vulcão na ilha espanhola de La Palma entrou em erupção neste domingo (19), após uma semana de centenas de terremotos. Cerca de cinco mil pessoas tiveram de ser evacuadas enquanto a larva corria em direção às suas casas.  

  A atividade vulcânica ocorreu em uma área conhecida como Cabeza de Vaca, no Parque Nacional Cumbre Vieja em El Paso, nas ilhas Canárias de La Palma.

  As Ilhas Canárias, localizadas a cerca de 100 km do sul de Marrocos, abrigam alguns dos vulcões mais ativos da Espanha, como o Teide, em Tenerife, e o Timanfaya, em Lanzarote. 

    Imensas plumas vermelhas cobertas com fumaça surgiram ao longo da crista vulcânica, que os cientistas vinham seguindo de perto devido ao acúmulo de lava derretida abaixo da superfície.

  No início desta semana, o Instituto Geográfico Nacional da Espanha registrou 4.222 tremores no parque nacional ao redor do vulcão. Mais de mil deles foram considerados terremotos.

  As autoridades regionais começaram a evacuar moradores com problemas de mobilidade horas antes da erupção e estradas locais foram interditadas.

HISTÓRICO DE FOGO

  No século 20, Cumbre Vieja entrou em erupção duas vezes: em 1949 e depois em 1971, quando expulsou a lava durante três semanas.

  Agora, os cientistas acreditam que a intensa atividade sísmica dos últimos dias podem ocasionar várias erupções. 























0 comments: