CIA EM PERIGO? INTELIGÊNCIA DOS EUA QUER MAIS SEGURANÇA PARA AGENTES NO MUNDO!

6.10.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

 

   O sinal vermelho acendeu na inteligência americana: a CIA convocou seus mais experientes espiões para aumentar a sua segurança operacional ao redor do mundo. Motivo: prisão e morte de dezenas de informantes nos últimos anos.

  Segundo o The New York Times, um telegrama foi enviado por altos funcionários da inteligência para cada base da agência, incluindo o número exato de agentes presos ou executados por serviços rivais. O jornal lembra que este é um segredo sempre muito bem guardado.

  Essa situação não é nova. Antigos relatórios indicam que a China passou a rastrear e a eliminar as redes de espionagem dos EUA.

  Em um desses casos, pelo menos 12 supostos informantes foram executados por Pequim e vários outros, presos, relatou o Times em 2017.

  A novidade é que surgiram outros adversários dos EUA, conforme mostra o mais recente relatório.

  E quem são eles? 

   Rússia, Irã e Paquistão aumentaram sua atuação, chegando até a transformar fontes da CIA em agentes duplos.

  O jornal diz ainda que a interferência no trabalho da inteligência americana foi causada pela violação do sistema de comunicações confidenciais, que levou à exposição de redes na China e no Irã.

  Algumas autoridades acreditam ainda que oficiais da inteligência dos EUA entregaram informações, que levaram à prisão e morte de fontes.

  Situações, aliás, mostradas exaustivamente nos filmes de Hollywood.







0 comments: