FACEBOOK VAI DELETAR 1 BILHÃO DE IMPRESSÕES FACIAIS DE SEUS USUÁRIOS!

2.11.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    O Facebook vai excluir impressões faciais de mais de 1 bilhão de pessoas e encerrará seu polêmico sistema de reconhecimento facial.

  O anúncio foi feito pela plataforma nesta terça-feira (2), justificando que a mudança é porque a tecnologia se preocupa com a sociedade.

  Com o fim do sistema, o site não reconhecerá mais automaticamente os rostos das pessoas em fotos ou vídeos.

  Os usuários também não poderão mais reconhecer o rosto para sugerir uma hastag a alguém em foto ou vídeo. Mas, haverá ainda a opção de marcar postagens manualmente.   

  Essa ação surge em meio a denúncias de privacidade envolvendo a plataforma e apenas alguns dias após a mudança de nome da empresa controladora para Meta.

  "Mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook optaram por nossa configuração de reconhecimento facial e podem ser reconhecidos, e sua remoção resultará na exclusão de mais de 1 bilhão de modelos de reconhecimento facial individuais", escreveu no blog o vice-presidente de inteligência artificial da Meta, Jerome Peseti. 

  Esse número equivale a cerca de 640 milhões (dos 1,93 bilhão de usuários ativos) que optaram pela configuração de reconhecimento facial.

  No início de 2021, a empresa negociou uma ação judicial sobre o uso de sua tecnologia de reconhecimento facial por US$ 650 milhões, depois que usuários alegaram que ela criava e armazenava digitalizações faciais sem sua permissão.

 “Há muitas preocupações sobre a tecnologia de reconhecimento facial na sociedade, e os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que regem seu uso”, acrescentou Pesenti.

  Em fevereiro, a empresa considerava o uso de reconhecimento facial em seus óculos inteligentes que seriam lançados em 2022, mas os funcionários estavam preocupados com a polêmica tecnologia.


0 comments: