ITA CANCELA MAIS DE 500 VOOS, PERDE LICENÇA PARA VOAR E PODE RECEBER MULTA DE R$ 11 MILHÕES!

18.12.21 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


    A ITA, companhia aérea do Grupo Itapemirim, cancelou sem aviso prévio mais de 500 voos na noite de sexta-feira (17), afetando cerca de 40 mil passageiros a uma semana do Natal.

  A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) suspendeu o Certificado de Operador Aéreo da companhia, segundo nota oficial divulgada pela agência.  

  Determinou ainda que "a empresa aérea preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre o cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens comercializadas, cumprindo as regras da resolução 400, de 2016.

 Mas, não foi o que aconteceu. Centenas de pessoas, entre elas muitos idosos e crianças, foram ao GRU Airport neste sábado sem saber que seus voos haviam sido cancelados.

  Houve muita confusão e protestos no saguão de Guarulhos, com passageiros extremamente revoltados.

 Uma fila imensa se formou no balcão de check in, mas não havia ninguém da empresa ali para orientar as pessoas.

  O diretor do Procon de São Paulo, Fernando Capez, em entrevista à Jovem Pan News, disse que o órgão vai acompanhar junto com a polícia o desenrolar desse caso e que a multa à ITA pode chegar a R$ 11 milhões.

  Ele também orientou os passageiros como proceder: primeiro, devem registrar uma reclamação eletrônica no Procon e um boletim de ocorrência no site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. 

  Capez disse ainda que os passageiros devem também guardar o recibo de todas as despesas com alimentação, hospedagem e deslocamento em função do cancelamento dos voos, que pela lei devem ser reembolsados pela empresa. 

  A ITA pegou a todos de surpresa ao suspender suas operações. Ela informou o fato à ANAC às 18h e ao mercado com uma nota à imprensa, divulgada no início da noite de sexta-feira. 

 A empresa alegou que a decisão foi tomada para reestruturação interna. Mas, não deu maiores detalhes.

Link relacionado

 Disse ainda que iria prestar atendimento a todos os passageiros com viagens marcadas para os próximos dias e pediu que entrassem em contato com a companhia por e-mail.

   Só que não houve tempo suficiente para que todos os passageiros com embarques marcados durante o fim de semana fossem avisados. E não havia ninguém da companhia no aeroporto para dar qualquer assistência, descumprindo a exigência da ANAC.

   A Transportes Aéreos Itapemirim, do empresário Sidnei Piva de Jesus, fez seu voo inaugural em 29 de junho de 2021, um ano após a sua criação, em fevereiro de 2020, com autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

  Estreou durante a pandemia com a proposta de ter menos assentos e bagagem grátis, na contramão do mercado.

  Segundo o diretor do Procon, o grande problema criado para os passageiros será o embarque imediato em outras companhias aéreas visto que os voos estão lotados devido às festas de final de ano.

REEMBOLSO

  A ITA diz que agora a prioridade para reacomodar em voos de outras companhias aéreas tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa.

  Os demais também terão reembolso total dos valores pagos, afirma a empresa. Somente neste sábado 30 voos, para vários lugares do Brasil, foram cancelados, afirma a ITA

  A companhia pede ainda aos passageiros que não façam check in online e se dirijam ao aeroporto antes de entrar em contato com os canais de informação da empresa, que já foram restabelecidos.



0 comments: