GAME OVER: DJOKOVIC É DEPORTADO DA AUSTRÁLIA!

16.1.22 Simone Galib 0 Comments

    O tenista Novak Djokovic foi expulso da Austrália depois que o Tribunal  Federal do país acatou os argumentos do governo de que ele se tornaria um símbolo do movimento anti vacinas.

   Ele saiu escoltado de Melbourne para Dubai neste domingo (16), perdendo o direito de disputar o Aberto da Austrália onde ganhou os últimos três torneios.

  Djokovic divulgou um comunicado dizendo estar "extremamente decepcionado com a decisão do tribunal".

 No aeroporto, o tenista número 1 do mundo manteve a cabeça erguida enquanto caminhava junto com sua equipe diante de um público perplexo. 

'RISCO À SAÚDE'   
  
  Durante uma audiência em Melbourne, no sábado, os três juízes da Corte ouviram os argumentos do governo australiano por várias horas. 
  
  O ministro da Imigração, Alex Hawke, argumentou que a presença de Djokovic no país "provavelmente representará um risco à saúde". 

   Segundo ele,  isso incentivaria o "sentimento anti vacina", impedindo que os australianos recebam suas doses de reforço, já que a variante Omicron se espalha rapidamente pelo país. 

  A presença do campeão na Austrália pode até "levar a um recrudescimento da agitação civil", acrescentou, embora tenha dito que o risco do atleta de infectar os australianos seja "insignificante".

  O advogado de Djokovic qualificou, no tribunal,  a detenção de seu cliente e sua expulsão de "irracional", dizendo que seu cliente nunca apoiou publicamente o movimento contra a vacinação.

  Já o advogado do governo, Stephen Lloyd, respondeu que o fracasso do campeão em ser vacinado quase dois anos após a pandemia e seu repetido desrespeito às regras de saúde, incluindo não isolar quando sabia que estava infectado, constituíam prova suficiente de sua posição.

  O primeiro-ministro Scott Morrison afirmou que "venceu a decisão de manter nossas fronteiras fortes e manter os australianos seguros".

REAÇÕES

  O desfecho do caso provocou indignação na Sérvia, terra natal do atleta. O presidente do país acusou os advogados do governo australiano de 'mentir' e Morrison de fazer política com o visto de Djokovic devido às próximas eleições.

  A deportação pode fazer com que Djokovic fique três anos proibido de entrar na Austrália. 

  

  
  


0 comentários: