RESFRIADO COMUM PROTEGE PESSOAS CONTRA A COVID-19, DIZ ESTUDO!

11.1.22 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Boa notícia: células produzidas pelo corpo para combater o resfriado comum podem proteger as pessoas contra a covid-19, mostra um novo estudo feito por pesquisadores do Imperial College London, publicado na revista Nature.

   As células T foram reconhecidas como uma medida de proteção contra a covid grave e pesquisas anteriores também mostraram que a recuperação de resfriados comuns poderia fornecer algum nível de proteção.    

  Os pesquisadores avaliaram 52 contatos de casos recém-diagnosticados de covid para identificar quando foram expostos pela primeira vez.

  Descobriram, então, que as pessoas testadas negativo para covid-19 tinhas níveis mais altos de células T reativas cruzadas.

  Eles também coletaram amostras de sangue dos participantes em seis dias após a exposição.

  "Nem sempre estar exposto ao vírus resulta em infecção e estamos ansiosos para descobrir o motivo. Descobrimos que altos níveis de células T pré-existentes, criadas pelo corpo quando infectado com outros coronavírus humanos, como o resfriado comum, podem proteger", diz Rhia Kundu, do Imperial´s National Heart & Lung Institute.

  Para o professor Ajit Lalvani, "essas células T fornecem proteção ao atacar proteínas dentro do vírus em vez da proteína spike em sua superfície".

  Ele acrescenta que “a proteína spike está sob intensa pressão imunológica do anticorpo induzido pela vacina, que impulsiona a evolução dos mutantes de escape da vacina. Em contraste, as proteínas internas visadas pelas células T protetoras, que identificamos, sofrem muito menos mutações." 

   






0 comments: