TSUNAMI NO PACÍFICO ATINGE A CALIFÓRNIA E LITORAL DO JAPÃO!

15.1.22 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   Um tsunami atingiu a costa oeste dos Estados Unidos na manhã deste sábado (15), com ondas acima de 1,2 metro, o que provocou inundações na Califórnia. 

  Horas depois, o tsunâmi, com ondas de 1,2 metro, atingiu a ilha de Amami, no sul do Japão, e um menor foi observado em outras partes do litoral do país. 

  O fenômeno foi provocado por uma grande erupção vulcânica submarina, seguida de um terremoto de magnitude 7,4, perto de Tonga, no sul do Pacífico.

  Imagens capturadas por satélites mostraram enorme erupção que durou cerca de oito minutos, seguida de uma nuvem de cinzas, vapor e gás emergindo feito um cogumelo nas águas azuis do Pacífico. 

  Segundo as autoridades, há riscos na costa como correntes de retorno e ondas perigosas nos portos.

  Centenas de moradores de Tonga fugiram para terrenos mais altos, assustados com o barulho.

  A erupção também pôde ser percebida a milhares de quilômetros de distância, gerando alertas na Nova Zelândia, ilhas Fiji, Samoa Americana e Austrália.

  Mais tarde, um alerta de tsunami também foi dado para toda a costa do Pacífico, dos EUA e para o Havaí.

 "Se você está nesta área costeira, saia da praia, dos portos e das marinas. Não vá para a costa para assistir ao tsunami. Esteja alerta às instruções de seus funcionários locais de emergência”, alertou o serviço de meteorologia americano.

  O Bureau of Meteorology da Austrália informou que ondas de choque da erupção viajaram mais de 4 mil km. Por isso, foi emitido alerta marítimo nacional para todas as áreas costeiras de New South Valley, bem como a partes dos estados de Queensland e Victoria.

A polícia de Sydney e o Serviço de Emergência do Estado de NSW evacuaram e fecharam praias em todo o estado.







0 comments: