ISRAEL VAI ABOLIR O PASSAPORTE SANITÁRIO A PARTIR DE DOMINGO!

3.2.22 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    As autoridades de Israel decidiram abolir o passaporte de vacina do país para restaurantes, hotéis, academias e teatros.

  O país, considerado um dos mais vacinados do mundo, foi também o primeiro a impor tal obrigatoriedade em 2021.

  A medida está prevista para entrar em vigor no próximo domingo, 6 de fevereiro, segundo informou o governo do primeiro-ministro Naftali Bennet. Mas, ainda aguarda a aprovação de uma comissão parlamentar.

  O passaporte sanitário continuará sendo exigido para eventos, como festas ou casamentos.

  "O passaporte sanitário pode criar falsas garantias. Não está reduzindo infecções em espaços fechados como teatros. Deve apenas ser usado em locais de alto risco, como hospitais, lares de idosos ou grandes eventos", afirmou Nadav Davidovitch, especialista do governo, à agência AFP.

  Nos últimos meses, alguns ministros do país já vinham argumentando que "não há justificativa epidemiológica para estender o passaporte de vacinas". Observaram ainda que foi ineficaz para incentivar as pessoas a tomarem a vacina.

  Há ainda outro fator importante, ou seja, as implicações que o passaporte de vacina na economia do país.

  Tanto que recentemente o ministro das Finanças, Avigdor Lieberman, postou no Twitter:

  "Já disse isso antes e vou dizer de novo: não estenderemos o passaporte de vacina além de 6 de fevereiro, nem por um segundo". 

  Além dos efeitos nocivos à economia, um estudo recente da Universidade John Hopkins revelou que os bloqueios pouco reduziram o número de mortos durante a pandemia.

   Segundo os pesquisadores, "esses bloqueios impuseram enormes custos econômicos e sociais onde foram adotados".

  







0 comments: