IMPRENSA: BBC SUSPENDE O TRABALHO JORNALÍSTICO NA RÚSSIA!

4.3.22 Simone Galib 0 Comments

    A BBC suspendeu temporariamente o trabalho de todos os seus jornalistas e equipe de apoio na Rússia.

  A medida foi tomada depois que o parlamento russo aprovou nesta sexta-feira (4) uma lei que torna crime divulgar notícias falsas sobre a ação militar na Ucrânia.

  A lei estipula 15 anos de prisão aos que divulgarem notícias falsas sobre as ações militares. 

  O diretor-geral da emissora, Tim Davie, disse que a nova lei "parece criminalizar o processo de jornalismo independente" no país.

 Além disso, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que a BBC "está desempenhando um papel determinado para minar a estabilidade e a segurança russas."

  A emissora britânica afirmou também que o serviço BBC News em russo continuará operando fora da Rússia.

“Continuamos comprometidos em disponibilizar informações precisas e independentes para o público em todo o mundo, incluindo os milhões de russos que usam nossos serviços de notícias", disse a emissora.

 Os editores do site da BBC Rússia haviam recebido anteriormente avisos do Roskomnadzor, o regulador russo, exigindo a remoção de materiais, alegando que continham "informações imprecisas e socialmente significativas distribuídas sob o pretexto de mensagens confiáveis, o que cria uma ameaça de dano à vida".

  Segundo a imprensa britânica, outros sites estrangeiros também foram bloqueados, incluindo o de notícias independente Meduza, a emissora alemã Deutsche Welle e o site em russo da Radio Free Europe/Radio Liberty, Svoboda, financiada pelos EUA.

  A secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, alertou no início da semana que a BBC corria o risco de ser banida na Rússia, caso a RT (agência russa) fosse fechada no Reino Unido. 

  O alerta de Truss está diretamente relacionado à medida tomada pelo órgão de vigilância do Reino Unido, que abriu 27 investigações contra a RT (Russian Today), apoiada pelo Kremlin.

  Ela também condenou a proibição da mídia russa RT e Sputnik globalmente, alegando que o mundo estava sendo privado do ponto de vista da Rússia e a mídia ocidental estava dando apenas um lado.

   A guerra da informação (ou desinformação) continua!


0 comentários: