CAI PELA METADE A CONFIANÇA NAS NOTÍCIAS NO MUNDO, REVELA PESQUISA!

15.6.22 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

 

   O Digital News Report 2022 do Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo em Oxford, divulgado nesta quarta-feira (15), em Londres, traz dados, no mínimo preocupantes, para empresas de comunicação: a confiança nas notícias caiu em  quase metade dos 46 países pesquisados, o que revela um desgaste nítido entre o jornalismo e o público.

   A pesquisa deste ano sobre o consumo de notícias digitais foi feita pela YouGov com mais de 93 mil pessoas em 46 mercados que cobrem metade da população mundial.

   Além da queda de confiança (depois de um aumento positivo em 2021), o estudo ainda revela queda no interesse por notícias e aumento na evasão das mesmas.

 

No Brasil, a situação é ainda mais crítica: o país é o terceiro no ranking de pessoas que evitam o noticiário e sofreu uma queda de seis pontos percentuais na confiança. Agora, ocupa o 14º lugar.

  Na América Latina, são os argentinos os que menos confiam nas informações transmitidas pela grande mídia.

  A situação também é desafiante para os Estados Unidos: os americanos estão no último lugar neste ranking da confiança.

 Apenas 26% deles confiam em notícias em geral, queda de três pontos e o valor mais baixo da pesquisa 

  No Reino Unido46% dos entrevistados dizem que evitam as notícias às vezes ou com frequência. Isso é quase o dobro do índice observado em 2016.

  Será que esses números conseguem mostrar ao jornalismo que a credibilidade sempre foi o seu maior patrimônio e que agora não é mais? 

  





0 comments: