JUSTIÇA CRIMINAL DO BRASIL OCUPA AS PIORES POSIÇÕES EM RANKING MUNDIAL!

5.6.22 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Como a Justiça mundial avalia a Justiça brasileira? O país ocupa as piores posições em quesitos chaves, como discriminação e imparcialidade. 

   Os dados são do World Project Rule of Law Index 2021. Na justiça criminal, o Brasil ocupa a 112ª posição entre os 139 países avaliados.

   Entre os tópicos avaliados estão a efetividade das investigações, a duração razoável do processo, a capacidade de prevenção criminal, a imparcialidade do sistema de justiça, a ausência de corrupção e o respeito ao devido processo legal.

   No item efetividade e duração razoável do processo, o Brasil aparece em 133º lugar, à frente apenas de Trinidad e Tobago (no Caribe), Peru, Paraguai, Bolívia e Venezuela. 

    Em 1º lugar está a Noruega, seguida da Finlândia, Dinamarca, Áústria, Suécia e Alemanha. Os Estados Unidos surgem em 30º e a China, na 69ª posição.

   Porém, o índice em que o país recebe a sua pior classificação é o da imparcialidade da justiça criminal, que analisa práticas discriminatórias e seletividade do sistema. Está na penúltima posição e perde até para a Venezuela.

  Ou seja: ela tarda e falha!

  O ranking completo pode ser lido aqui

   

 







0 comments: