REINO UNIDO DE LUTO: MORRE RAINHA ELIZABETH!

8.9.22 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

 

   Os britânicos dificilmente vão esquecer o dia 8 de setembro de 2022: Elizabeth, a monarca que governou o país por sete décadas, morreu na manhã desta quinta-feira, no Castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos. Ela estava cercada pela família.

   Após o anúncio, feito nas redes sociais da família real, acompanhado de uma foto em preto e branco da rainha, a rotina do país virou do avesso. 

  Os dois filhos mais velhos, o príncipe Charles e a princesa Anne, foram os primeiros a chegar, pois ambos já estavam na Escócia em compromissos oficiais.

  Mais tarde, eles se juntaram ao príncipe William - que voou para a Escócia sozinho - ao lado do príncipe Edward e sua esposa, Sophie, condessa de Wessex.

   Até mesmo o "filho favorito" da rainha, príncipe Andrew e o autoexilado príncipe Harry, foram à Escócia para estar com sua família.

A morte da monarca provocou uma onda de emoção gigante, com milhares de pessoas se reunindo em frente aos portões do Palácio de Buckingham, em Londres, e em de outros edifícios reais nesta noite.

    O filho da rainha, Charles, ex-príncipe de Gales, é o rei Charles III, enquanto o príncipe William herdou o título de seu pai e, a partir de agora, junto com sua esposa, é denominado duque e duquesa da Cornualha e Cambridge. William também é agora o 'herdeiro aparente' do trono britânico. 

PREPARATIVOS PARA O FUNERAL  

Com a morte da rainha, a Grã-Bretanha e seus reinos de Commonwealth ficarão dez dias de luto. Grandes eventos do país, que aconteceriam no país nesse período, já foram cancelados.

  O caixão de Elizabeth será transferido para Londres no trem real, via Edimburgo. Depois, ficará por quatro dias no Westminster Hall nas Casas do Parlamento, onde milhares de pessoas poderão prestar suas homenagens.

  O funeral está previsto para o dia 19 de setembro, na Abadia de Westminster, centro de Londres, segundo a mídia britânica.

  Na ocasião, além da família, deverão estar presentes 2 mil chefes de Estado, primeiros-ministros, membros da realeza europeia e notáveis da vida pública de todo o mundo.

  A rainha comandou a monarquia britânica por 70 anos -ela comemorou o jubileu de platina em abril deste ano.

  Durante seu reinado, a monarca conviveu com 15 primeiros-ministros, começando por Winston Churchill até Liz Truss, nomeada na última terça-feira. bem como 13 presidentes, entre eles Harry Truman e John F. Kennedy.











0 comments: