GOVERNO DOS EUA AGILIZA A EMISSÃO DE VISTOS; FILA DE ESPERA EM SÃO PAULO É DE 500 DIAS

12.1.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  Uma boa notícia para quem precisa enfrentar as filas gigantes do consulado americano em busca de um visto de entrada: o governo dos Estados Unidos autorizou, até o final de 2023, que consulados e embaixadas dispensem, se necessário, a entrevista presencial.

  A medida tem por objetivo reduzir o tempo de espera na emissão dos documentos. Essas regras impactam vistos de estudantes, turismo, intercâmbio e trabalho. Os vistos de turismo representam cerca de 90% dos pedidos dos brasileiros.

 Hoje, o prazo de espera para agendar uma entrevista é de 505 dias na capital paulista (16 meses), uma das maiores filas de espera já registradas na cidade, diz Felipe Alexandre, sócio fundador do AG Imigration Group, escritório de advocacia imigratória, sediado em Washington, DC. 

  Segundo ele, a Embaixada dos EU no Brasil fez contratações no último ano de oficiais consulares e já anunciou outras novas.

  "O Brasil é um dos países que mais pedem visto de turismo no mundo. Acredito que a fila ficará mais rápida a partir do meio do ano", afirma. 

  Agora, os oficiais consulares têm a prerrogativa para dispensar candidatos da entrevista nos casos de primeiro pedido ou renovação do visto H-2, voltado para estrangeiros que vão os EU realizar trabalhos temporários e sazonais.

  A regra também prevê que qualquer renovação de visto, incluindo os de negócio e turismo (B1 e B2), poderá ter a entrevista dispensada, se o anterior não tiver vencido há mais de 48 meses.

 Mas, segundo o comunicado, alguns funcionários poderão ainda exigir a entrevista presencial mesmo nos casos previstos de isenção, por isso é bom consultar antes os sites oficiais dos consulados e embaixadas no Brasil.







0 comments: