FRIDA KHALO DE FRENTE PARA O MAR: MOSTRA IMERSIVA DA PINTORA ESTREIA EM COPACABANA!

26.6.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  Quem gosta da arte da pintora mexicana Frida Khalo, poderá revisitá-la em uma exposição que ficou famosa no mundo inteiro com direito ainda a um dos mais belos cenários do Rio de Janeiro.

  Trata-se da mostra Frida Kahlo - Uma Biografia Imersiva, que estreia dia 30 de junho no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Posto 6, onde ficará em cartaz até 27 de agosto. Os ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira (27), pelo site  Frida Kahlo no Rio. Custam a partir de R$ 60 (inteira).

 Esta é considerada a maior exposição sobre a vida e obra da pintora mexicana, criada na Espanha pela Frida Khalo Corporation e pela empresa Layers of Reality e que fez muito sucesso mundo afora.


 Frida foi uma das artistas mais influentes da história e sua obra transcendeu a sua vida, repleta de altos e baixos, tragédias, doenças, transformando em símbolo de força e resiliência. Frida foi uma mulher revolucionária, à frente de seu tempo e muito talentosa.

  

  Nascida em 6 de julho de 1907, na Vila de Coyacán, no México, filha de mãe espanhola e pai alemão, desde criança teve a saúde debilitada. Aos 6 anos, contraiu poliomelite que lhe deixou sequelas em um dos pés. Aos 18, sofreu um grave acidente de bonde que a manteve internada e depois em uma cama por meses.

 

  Deprimida e sem poder andar, Frida pintava deitada com um cavalete adaptado e um espelho à frente. Assim, nasceram seus autorretratos de inspiração surrealista. Nessa fase dolorida, criou grande parte de suas mais importantes obras. Frida era também muito conhecida por suas fotografias.


VIAGEM IMERSIVA


  A exposição revive sua biografia por meio de uma jornada interativa de 13 ambientes, sem a necessidade de expor suas obras originais.

  Em um espaço de 1.400 m², o visitante percorre em 90 minutos espaços, repletos de simbolismos, que recriam fatos marcantes da vida da artista.

  A holografia O Instante reproduz o acidente que marcaria para sempre a vida de Frida. Já a instalação O Sonho tenta reproduzir a imaginação e os sentimentos de Frida durante o tempo que passou na cama. O grande destaque da mostra é o salão principal que propõe uma viagem sensorial ao universo de Frida, repleta de cores e movimento.

  

 A sala La Rosita reproduz o ambiente onde Frida dava aulas de pintura e ali também é possível desenhar. O México, tão presente na obra da pintora, é lembrado em ambientes cenográficos, como o altar dedicado ao dia dos mortos. Há ainda uma lojinha cheia de itens e souvenirs estampados com obras e imagens da artista.


   Delícia de mostra. Não dá para perder! 

  


 .

0 comments: