BEBIDAS ARTIFICIAIS CAUSAM AUMENTO DE DIABETES NO BRASIL, DIZ ESTUDO

11.7.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

  Você costuma usar adoçantes artificiais? Mais de 100 mil novos casos anuais de diabetes poderiam ser evitados no Brasil se o consumo de refrigerantes e sucos diet, light ou zero fosse eliminado.

  Essa foi a conclusão de estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Vale do Rio Doce e da Universidade do Oeste. O artigo foi publicado no Public Health e divulgado pela Agência Bori. 

  Os pesquisadores avaliaram dados de mais de 757 mil adultos, de 2006 a 2020, do Ministério da Saúde.

  Números revelam que a taxa de crescimento anual da doença é quatro vezes maior entre o público que consome esse tipo de bebidas (refrigerante normal, diet, light e zero) comparado aos que não usam nenhum dos produtos.

 A estimativa é de que 120 mil (40%) dos novos casos de diabetes registrados por ano no país estão relacionados aos que consomem essas bebidas.

 "Reduzir ou eliminar o consumo de refrigerantes ou sucos adoçados artificialmente pode ser uma estratégia importante para reduzir o risco de diabetes e promover a saúde da população", afirma Luana Marmitt, coautora do estudo.

  Segundo ela, ainda existem algumas inconsistências nas evidências entre o consumo de bebidas adoçadas artificialmente e o diabetes.

 Mas, acrescenta que os resultados do estudo estão alinhados aos de pesquisas internacionais recentes e a recomendações da OMS, que sugerem evitar o uso de bebidas artificiais.

  A pesquisadora diz ainda que vários países, como México, Chile, Reino Unido e Estados Unidos, conseguiram reduzir o consumo dessas bebidas após aumentar impostos sobre elas. Porém, no Brasil há poucos avanços nesse sentido.

0 comments: