APLICATIVOS PARA AVALIAÇÕES PAGAS DE ROUPAS: É GOLPE!

31.7.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   Quando você ler essa matéria, talvez esteja prestes a pagar por aplicativos que prometem solucionar todos os seus problemas financeiros da noite para o dia e que estão circulando massivamente pelas principais mídias sociais.

  Há vários deles e são uma febre na internet. Respire fundo antes de fazer o pix para o download: há muita propaganda enganosa envolvida, milhares de usuários se sentindo lesados e pedindo seu dinheiro de volta. 

   Os avaliadores de marcas oferecem a chance de avaliar produtos, especialmente roupas e com critérios bem rasos, prometendo renda extra e diária, que pode ser sacada via pix.

  O vídeo promocional é cheio de argumentos persuasivos para uma renda extra, depoimentos de pessoas desconhecidas, promessas de muito dinheiro na conta e imagens de roupas que são, por exemplo, da coleção da Shein.  

  Quanto mais avaliações você fizer, mais dinheiro o app promete liberar imediatamente para a conta que estará em seu nome dentro do app.

  Além dos anúncios pagos para estar no topo dos sites de busca, como o Google, há dezenas de vídeos no YouTube gravados por pessoas dizendo que não se trata de golpe, que a proposta é séria, que você achou o emprego de sua vida e está prestes a realizar todos os seus sonhos, como viagens e carro novo.

  Não é bem assim. 

  No anúncio do app Avaliador de Marcas, veiculado no Instagram, eles argumentam que as empresas têm enormes prejuízos quando lançam coleções que não caem no gosto do público.

 Assim, resolveram pagar por avaliações dos usuários para minimizar essas perdas financeiras. Não há nehuma informação oficial por parte das empresas sobre isso.

  A maioria usa o nome da Shein no subtítulo do aplicativo ou na descrição dos vídeos. E as imagens utilizadas no anúncio do aplicativo são, sim, de roupas da Shein, uma das marcas queridinhas dos brasileiros. 

  As fraudes envolvendo o nome da Shein levaram a empresa chinesa de e-commerce a divulgar uma nota dizendo que não tem nada a ver com esse modelo de negócio e que usa apenas os seus canais oficiais para eventuais interações com seus consumidores.

  Portanto, trata-se, sim, de uma informação enganosa por parte dos aplicativos e um indício claro de golpe.

CHUVA DE RECLAMAÇÕES

 O site Reclame AQUI exibe nesta segunda-feira, 31/07, mais de 3,5 mil reclamações ativas sobre o Avaliador de Marcas. Em mais da metade delas (58.45%), os consumidores pedem estorno do valor pago. Outras 1.185 dizem se tratar de propaganda enganosa.

   No site, a reputação da empresa é de Não Recomendada por não responder a 50% das reclamações ali registradas. 

Foto Reprodução Reclame Aqui 

  Ou seja: não há qualquer indício de que o consumidor vá receber o dinheiro de volta. Mas, é importante registrar a reclamação.


MAIS DENÚNCIAS

  O portal G1 também vem alertando sobre esse tipo de propaganda enganosa promovido pelos aplicativos avaliadores de marcas. 

  No último dia 21, o G1 enviou ao Google os nomes de três aplicativos avaliadores de marcas. No dia seguinte, a plataforma derrubou os três, entre eles o Money Looks

 "Não permitimos apps que expõem usuários a produtos financeiros enganosos e prejudiciais", disse a empresa em nota, divulgada pelo portal.


  Porém, o Avaliador de Marcas, que fez muita propaganda no Instagram neste último fim de semana, aparece no Google Play Store. 

  No subtítulo do app, podemos ler: avalie roupas da Shein e última atualização em 26 de julho de 2023. Ou seja: apesar das denúncias, tudo continua e tem muita gente ganhando dinheiro fácil e renda extra. Não os usuários, é claro!

  É óbvio que as plataformas digitais devem estar mais atentas a esse tipo de conteúdo que lesam os internautas. Mas, não podemos delegar a responsabilidade exclusivamente a elas. 

 Cabe a você, consumidor, buscar informação séria antes de acreditar em promessas de aplicativos que pegam carona em empresas poderosas do e-commerce, como a Shein. E denunciar aos orgãos competentes.

  As promessas de dinheiro fácil e renda extra dos avaliadores de marcas são "tão ilusórias" quanto às oferecidas pelos "golpistas do amor" que se apaixonam  por você à primeira vista e juram fidelidade eterna na internet.



0 comments: