BELÉM DO PARÁ: UMA VIAGEM AO CORAÇÃO MÍSTICO DO BRASIL!

6.9.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Você já pisou na maior floresta do planeta? Conheço vários brasileiros, super descolados e viajados, que nunca estiveram lá. Há várias portas de entrada para conhecê-la. A minha foi por Belém do Pará. E adorei a trip!

    Fiquei dez dias, tempo suficiente para conhecer o cotidiano da capital, que tem vida cultural rica, povo alegre, de muita fé, de pele dourada e que adora dançar o carimbó (ritmo local). 

   A gastronomia - à base de ingredientes vindos da floresta - é exótica, saborosa e única. Ali você experimenta sabores exclusivos, seja nos pratos, nos temperos, nos sucos e nos sorvetes.

Pôr do sol na Baía de Guajará        Fotos Simone Galib
 Gostei dos sabores, das cores, da música, das praças (há 245 delas espalhadas pela cidade), do pôr do sol num passeio de barco pelo rio Guajará ou de simplesmente ficar sentada à sombra de uma mangueira.

Sob a mangueira: sombra abençoada
  Sim, as enormes e centenárias mangueiras (há túneis delas na cidade) são o ar-condicionado "natural" da cidade e fundamentais para nos ajudar a suportar o calor - sempre intenso em qualquer época do ano. As pancadas de chuva, que ocorrem quase diariamente, parecem intensificá-lo - algo bem típico do clima tropical. 

 Porém, o que mais curti foi o mercado Ver-o-Peso. É nele que pulsa todos os dias o coração da Amazônia.

LUGAR ESPECIAL 

  É cheio de história, de gente nativa, trabalhadora, de visitantes e de turistas estrangeiros. Funciona há 393 anos, às margens da baía de Guajará e vende de tudo: frutas, cereais, peixes, verduras, cachaças, temperos, artesanato e as ervas.

As ervas frescas do mercado: maior farmácia natural do mundo
   Ah, as ervas! Com elas são preparadas essências, sabonetes, cosméticos, incensos e remédios que utilizam matéria-prima do maior laboratório de medicina natural do planeta, a Amazônia. É uma grande farmácia a céu aberto!  

  E, no meio desse mosaico barulhento, colorido e aromático, você tem a oportunidade de interagir com curandeiras e curandeiros, que fazem um benzimento para espantar o "mau olhado", uma oração ou uma massagem rápida naquele ponto mais tensionado do seu corpo.

Essências para as dores do corpo e da alma

 E, claro, eles indicam as ervas, os banhos e as essências para tudo o que você precisa e para aquilo que nem imagina que precisa. É uma viagem ao coração místico do Brasil.

  Fui tanto ao mercado durante o tempo que passei em Belém, que acabei ficando até mais próxima de algumas dessas mulheres extremamente simples, humildes, mas extremamente sábias e que gostam de compartilhar seus conhecimentos.

 Por isso, são muito queridas, respeitadas mesmo, pelos nativos. Tem gente que vai só para pedir a bênção e sai de lá cheio de axé! 

  No Ver-o-Peso funciona ainda uma área de alimentação onde você pode provar pratos típicos, como o tacacá, a maniçoba, o famoso filhote (peixe da região), que é servido com peixe, camarão e carne seca ou até mesmo misturado ao arroz e feijão.


     Não deixe ainda de provar os bombons feitos com as frutas exóticas da floresta, como o capuaçu, taperabá, castanha-do-pará, bacuri e graviola, entre tantas outras. Os sorvetes também são maravilhosos. E a
 cachaça à base da fruta jambu adormece a boca e é um dos souvenirs mais famosos!   

 



  Que viagem!

  

0 comments: