TIKTOK RECEBE MULTA DE 345 MILHÕES DE EUROS POR VIOLAR PRIVACIDADE DAS CRIANÇAS!

15.9.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

 

   A Europa multou o aplicativo chinês TikTok em 345 milhões de euros por violar a privacidade das crianças. É a primeira vez que a plataforma foi penalizada por infringir as regras de privacidade de dados europeias.

  As medidas foram tomadas pela Comissão Irlandesa de Proteção de Dados, principal regulador de privacidade das empresas de tecnologia do continente. As violações do TikTok ocorreram no segundo semestre de 2020.

  A investigação descobriu que o processo de inscrição para usuários adolescentes deixava por padrão suas contas públicas, representando um risco para crianças menores de 13 anos.

  Outra irregularidade foi um recurso do aplicativo destinado aos pais para gerenciar as configurações, permitindo aos adultos habilitarem mensagens diretas para usuários com 16 e 17 anos sem o seu consentimento.

  O aplicativo chinês também está sob investigação por violar o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia ao transferir informações pessoais dos usuários para sua base na China.

 O TikTok criticou a decisão, justificando que as irregularidades apontadas se referiam a configurações de três anos atrás. 

  A empresa argumentou ainda que já havia feito mudanças, como tornar privadas as contas de usuários menores de 16 anos por padrão e desativar mensagens diretas para jovens de 13 a 15 anos. 

  Outra mudança interessante: para driblar as preocupações sobre a segurança e os dados dos usuários enviados à China, o TikTok abriu este mês um centro de dados em Dublin -o primeiro dos três que pretende instalar no continente. 

  Em 2022, Instagram, WhatsApp e sua controladora Meta também sofreram multas pesadas do regulador irlandês. 



  


  

0 comments: