CHUVAS: CATARATAS DO IGUAÇU TÊM VOLUME HISTÓRICO DE ÁGUA E ITAIPU VAI ABRIR VERTEDOURO

31.10.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   As águas vão rolar em Itaipu: a hidrelétrica deve abrir na madrugada desta quarta-feira (1º) o vertedouro da usina. A medida ocorre em função dos efeitos das fortes chuvas que atingem a bacia do rio Paraná a qual abastece o reservatório da usina.

   A Itaipu está operando normalmente na cota 219,23 acima do nível do mar. A abertura do vertedouro ocorre para garantir a segurança da barragem em cenários provocados por grande volume de chuva.

  O vertedouro escoa o excesso de água que não pode ser usada na produção de energia. O processo deve durar de forma ininterrupta pelo menos até domingo (5). A última vez que Itaipu utilizou o vertimento foi em maio de 2023.

 A comissão de cheias de Itaipu permanece mobilizada para assistir às famílias atingidas pelas inundações e manter o fornecimento de energia elétrica para o Brasil e Paraguai.

  No lado paraguaio, mais de 385 moradias foram atingidas em bairros próximos à fronteira com o Brasil. Cerca de 85 pessoas foram levadas para albergues mantidos por Itaipu. No lado brasileiro, alguns pontos também foram atingidos, como o Marco das Três Fronteiras e o Iate Clube das Cataratas.

 MAIS CHUVAS

Cataratas do Iguaçu          Leonel Alves/Divulgação

  Quem está planejando viajar para lá, deve ficar atento, porque a previsão é de muitas instabilidades e mais chuvas na região - intensas e moderadas.

  Choveu tanto na bacia do rio Iguaçu, que a vazão nas Cataratas passou de 24 mil m³/s. Foi o segundo maior volume já registrado no local. Em 2014, houve um registro de 32mil m³ por segundo.


0 comments: