COMO SE PROTEGER DOS GOLPES E DAS CONTAS FALSAS NO INSTAGRAM!

26.10.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

   Não é nada fácil o dia a dia dos internautas nas redes sociais, especialmente no Brasil, um dos países mais visados pelos cibercriminosos. E quanto mais popular a plataforma, mais sujeita a crimes virtuais ela está. 

   É o caso do Instagram. Com previsão de ter 1,5 bilhão de usuários ativos até 2026, a plataforma atrai vários tipos de golpes em que gente mal intencionada fareja vítimas para obter algum tipo de ganho econômico ou acesso às suas informações confidenciais.

  Na plataforma, também são comuns vendedores de reputação duvidosa e golpes amorosos.

 A empresa ESET, que desenvolve soluções de segurança, diz ser prioritário que os usuários do Instagram aprendam a reconhecer se uma conta é falsa ou não. E dá algumas dicas bem importantes. Anote aí. 


SEGUIDORES FALSOS 

Um dos principais indícios sobre uma eventual conta falsa é a veracidade dos seguidores. Nestes casos, bots são criados para aumentar o número de seguidores. Porém, não são usuários ativos e as informações que apresentam são fictícias. Hoje, milhares de aplicativos oferecem esse serviço de seguidores fake e você, com certeza, já deve ter recebido propostas para aumentar os seus.

A boa notícia é que existem diversas ferramentas para verificar a legitimidade dos seguidores em uma conta, como  FakeCheckHypeAuditor e também InBeat, entre outras.


NOMES SEMELHANTES A CONTAS VERIFICADAS

Os cibercriminosos costumam criar contas com nomes muito parecidos aos das verificadas, incluindo até o logo da marca escolhida. Tanto é que várias instituições bancárias já tiveram suas identidades roubadas por meio de perfis falsos no Instagram e em outras redes sociais. Pessoas físicas também já tiveram suas contas clonadas.

 Uma das ferramentas mais usadas pelos cibercriminosos é o scrapping, que permite monitorar comentários e outras atividades em um perfil selecionado (oficial e real). O objetivo é entrar em contato com a pessoa que deixou um comentário, fingindo ser a conta verdadeira por mensagem direta.  Assim, é solicitado um número de Whatsapp para se comunicar e ajudá-la em sua consulta.


POUCOS SEGUIDORES, MUITOS PERFIS SEGUIDOS

Outro indicativo que uma conta pode ser falsa é a desproporção no números de seguidores e perfis seguidos. Não que seja essa a regra, mas contas falsas costumam ter um número muito baixo de seguidores e seguir muita gente. Esse é mais um indicativo de que a conta compra seguidores ou são contas criadas por bots. É sempre bom observar.


QUANDO A ESMOLA É DEMAIS, DESCONFIE

 É muito comum que contas falsas usem benefícios exclusivos ou prêmios bons demais para serem reais. Elas costumam marcar a vítima em uma postagem e, em seguida, pedir que siga a conta para o obter o prêmio/benefício. Só que para recebê-lo, o usuário deve fornecer seus dados pessoais e, em alguns casos, pagar. Podem inclusive mandar para o usuário um link de uma plataforma de pagamento falsa que permite ao criminoso obter dados do cartão de crédito da vítima. Preste também atenção quando o suposto prêmio é "por tempo limitado".

  Um caso bem recente sobre esse tipo de golpe foram os anúncios recrutando avaliadores para roupas da Shein. Muita gente caiu no golpe e perdeu dinheiro.








0 comments: