CONTINENTE PERDIDO É DESCOBERTO NO SUDESTE ASIÁTICO!

24.10.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Cientistas holandeses descobrem um continente perdido, que teria se afastado da massa da Terra, há 155 milhões de anos, e que se tornou a Austrália.

  Trata-se de Argoland (ou Argolândia, em português), um enorme pedaço de terra que intriga os geólogos há anos devido a um enorme vazio que existe na Austrália Ocidental. 

  Agora, uma equipe da Universidade de Utrecht, na Holanda, reconstruiu a trajetória de Argoland.

 Os especialistas descobriram que um pedaço de terra se deslocou para o sul da Ásia e hoje está a mais de 6 mil metros abaixo da superfície do Oceano Índico.

  Essa conclusão foi com base em evidências geológicas magnéticas e estruturais do mar. Elas sugerem que o fragmento gigante se separou através do deslocamento de placas tectônicas da crosta terrestre antes de se deslocar ao Sudeste Asiático.

  Os pesquisadores fizeram a reconstrução por meio de computadores, baseando-se em evidências geológicas para entender como Argoland se dividiu em vários pedaços, fixando-se em torno da atual Indonésia e Mianmar.

  Para o cientista Eldert Advokaat, do departamento de ciências da terra da Universidade de Utrecht, “a situação no Sudeste Asiático é muito diferente de lugares como África e América do Sul, onde um continente se dividiu em dois pedaços. Argoland se dividiu em muitos fragmentos diferentes. Isso obstruiu a nossa visão da jornada do continente."

  Segundo especialistas, ainda haverá novas descobertas. Um outro estudo preve que o Pacífico desaparecerá em 300 milhões de anos, unindo os continentes para formar um novo supercontinente, batizado de Amasia, em torno do Pólo Norte.








0 comments: