LIVRO TRAZ FATOS INÉDITOS DO IMPERADOR MÚSICO D. PEDRO 1º!

10.10.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments


   Quem gosta de história do Brasil e de música, vai se envolver com o novo livro Já raiou a liberdade - D. Pedro 1º compositor e a música de seu tempo (editora Capivara), escrito pela musicista e pesquisadora Rosana Lanzelotte.

  A obra revela um lado ainda meio desconhecido pelos brasileiros do imperador, que tocava vários instrumentos musicais e era também compositor -é de sua autoria o Hino da Independência. Traz ainda informações detalhadas da vida musical no início do século 19 no Brasil.

 O lançamento será realizado em recitais gratuitos apresentados pela autora, com o repertório do imperador, na semana de aniversário de D. Pedro 1º e dos 201 anos de sua aclamação.

  Em São Paulo, acontecerá no sábado, dia 14 de outubro, no auditório do Museu do Ipiranga, às 16h. Durante o evento, os 100 primeiros exemplares serão disponibilizados a preços promocionais. 


MAIS NOVIDADES

  Outro diferencial da publicação são os manuscritos inéditos de Dom Pedro 1º que ate então não tinham sido divulgados. E isso só aconteceu pelo olhar de Pedro Corrêa do Lago, fundador da editora Capivara, considerado hoje um dos maiores colecionadores de manuscritos raros. 

  Ele adquiriu recentemente os originais de Missa in Honorem a Leoni Duodecimo, enviada por D. Pedro 1º, em 1823, ao papa recém-eleito. Em carta anexa, o imperador solicitava ao pontífice o reconhecimento da nova nação brasileira, que havia acabado de conquistar sua independência da Coroa portuguesa.

  A contribuição de Corrêa do Lago só veio enriquecer o livro, fruto de quatro anos de pesquisa da autora, visitando bibliotecas do Brasil, França, Portugal e Áustria.

"O livro coloca, a partir de estudos inéditos e aprofundados, a correta posição de dom Pedro 1º em nossa história, não apenas como um príncipe libertário, mas como um músico de elevado talento", diz o maestro Júlio Medaglia.  



SERVIÇO

Recital de lançamento:

Dia 14/10 (sábado) - Auditório do Museu do Ipiranga, às 16 horas - capacidade 200 lugares

Entrada Gratuita

Reserva de convites através do Sympla

Link

 

Venda promocional do livro exclusiva nos recitais:

Livro - R$30,00

Ebook - R$15,00





 





 



0 comments: