CIBERCRIMINOSOS USAM O FILME WONKA PARA FRAUDES ONLINE!

14.12.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    O ano vai chegando ao fim, mas a ação dos cibercriminosos é ilimitada. A mais nova fraude envolve o filme Wonka, já em exibição nos cinemas. Os fãs estão sendo levados a entregar seus dados confidenciais e dinheiro para assistir o longa em streaming.

   Segundo a Kaspersky, empresa de cibersegurança, os golpistas oferecem streaming free do filme. Eles estão praticando a fraude, usando o site Surveymonkey, um criador de pesquisas e questionários online gratuitos.

  Depois de clicar no link, em vez de acessar o player, os internautas são direcionados para um outro site, à primeira vista, "inofensivo". O site, porém, pede informações pessoais para dar acesso ao filme completo.  

  Então, direciona as vítimas para uma tela pop up, que teria o suposto intuito de criar uma conta.

  Pedem um cartão de crédito e número de identificação pessoal, além de dados confidenciais, como nome, endereço, telefone etc. Isso permite a eles criar débitos não autorizados, em nomes das vítimas, difíceis de cancelar.

  Além dos prejuízos financeiros e roubos de dados privados, as vítimas também correm o risco de ter suas informações pessoais vendidas na dark web, a chamada internet profunda.


COMO EVITAR?

  A primeira dica é tomar cuidado com mensagens, que podem vir por um e-mail, SMS ou qualquer outro aplicativo. Sempre contêm um link que o direcionará a um site falso.

  Opte sempre por fontes confiáveis, como sites oficiais, varejistas autorizados, para comprar mercadorias ou acessar conteúdo, como streaming. 

  E sempre esteja atento ao compartilhamento de informações pessoais, como endereço, telefone ou dados financeiros. Os especialistas recomendam ainda ter uma proteção antivírus no computador e celular.




0 comments: