NOVA ONDA DE CALOR INTENSO VAI ATINGIR BOA PARTE DO BRASIL!

11.12.23 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

 

    Está curtindo esse friozinho dos últimos dias em São Paulo? Então, aproveite porque a temperatura vai subir, e muito, nesta reta final de primavera. A partir de quinta-feira (14), virá nova onda de calor intenso com temperaturas em média 5ºC mais altas em boa parte do Brasil, dizem os meteorologistas.

   O verão começa oficialmente dia 22 de dezembro, às 00h27 (horário de Brasília), mas essa nova onda é considerada atípica para esta época do ano. 

  Afinal, qual a origem dessas massas de ar quente? Segundo o Climatempo, elas são geradas por bloqueios atmosféricos causados por sistemas de alta pressão.

  Essa alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo, que deixa o ar seco. A menor umidade do ar inibe o crescimento de nuvens e diminui as chances de chuvas.

  Ela também comprime o ar próximo à superfície, fazendo com que ele esquente mais.

  Recentemente, o pais inteiro sentiu os efeitos em diversas regiões. No Sudeste, por exemplo, a sensação térmica em São Paulo foi de 40ºC e de mais de 50ºC, no Rio.  

 Na previsão do Climatempo, podem ser registrados recordes de calor para um mês de dezembro em São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília. 

  Os meteorologistas dizem ainda que essa nova onda de calor intenso deverá durar menos que as de setembro e novembro.

 Primavera inesquecível, hein?


0 comments: