PRAZERES DO VINHO: É TEMPO DE FESTA E DE COLHEITA NA SERRA GAÚCHA!

17.1.24 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

    Muitos preferem viajar à Serra Gaúcha durante o inverno. Afinal, é um bom lugar para curtir baixas temperaturas e comer muito bem. Mas, o verão traz uma experiência sensorial, especial e deliciosa por lá: a colheita das uvas.

    Chamada de vindima, é a temporada mais aguardada pelos vitivinicultores. Representa o ápice de um ciclo que exigiu um ano inteiro de cuidados nas videiras para que elas, agora, entreguem a matéria-prima para a produção dos rótulos, muitos deles hoje premiados internacionalmente, e dos sucos integrais.

  No Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, os parreirais estão carregados de frutos e o cheiro da uva madura perfuma toda a região, de janeiro a março.

 

    Há, de fato, um clima de festa no ar. E as atividades exploram  o que a região tem de melhor nesta época do ano: vinhos, boa gastronomia, piqueniques em edredons sob os parreirais, degustação nas vinícolas combinadas com almoço, colheitas de uva (algumas noturnas), shows e uma natureza fantástica para ser explorada -seja em passeios de carros, de bike ou trilhas. A "Toscana brasileira" é lindíssima!

    Outra experiência incrível é a pisada de uvas. Algumas vinícolas colocam as frutas em enormes recipientes de madeira e você pode pisar a uva para extrair o seu sumo, revivendo uma antiga tradição dos imigrantes italianos que trouxeram a cultura do vinho à região a partir do final do século 19.

  Os hotéis da região também entram no clima, oferecendo jantares e festas temáticos. Nas lojas locais, você encontra produtos cosméticos à base de uva e há inclusive tratamentos terapêuticos, que podem ser feitos no spa do vinho. 

  A gastronomia é deliciosa e farta, como os italianos tanto gostam. Massas, carnes e aves -todas harmonizadas com os vinhos locais. 

  Bento Gonçalves fica a cerca uma hora e meia de carro do aeroporto de Porto Alegre. Belo programa para quem quer experimentar o enoturismo brasileiro, que está em franca expansão.


GRAMADO

   Uma das cidades mais famosas da Serra Gaúcha, também realiza sua terceira edição da vindima, de 8 de fevereiro a 3 de março.

   A programação inclui experiências sensoriais e gastronômicas, com refeições harmonizadas tanto no centro da cidade, quanto na sede das vinícolas locais, pisa de uva, degustação nos parreirais e atrações musicais.

  Gramado tem hoje cerca de 90 hectares de área com cultivo de uvas, que produzem anualmente 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco artesanal de uva. A expectativa é colher na atual safra 1,5 tonelada e receber um público de 200 mil pessoas.

  Sim, é uma grande festa!


 



0 comments: