ÁSIA EM ALERTA: FORTE TERREMOTO SACODE TAIWAN, DEIXANDO MORTOS E FERIDOS!

3.4.24 BLOG SIMONE GALIB 0 Comments

     Um terremoto de 7,5 de magnitude atingiu Taiwan na manhã desta quarta-feira (03), colocando a Ásia em estado de alerta. Já é considerado o mais forte dos últimos 25 anos. Segundo as agências de notícias, nove pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas. Mas, esses números podem ser ainda muito maiores. 

  O tremor ocorreu nas primeiras horas da manhã na costa do condado rural e montanhoso de Hualien, onde alguns edifícios se inclinaram fortemente e seus pisos térreos foram destruídos, conforme mostram vídeos que circulam nas mídias sociais.

  As equipes de resgate se espalharam por Hualien em busca de pessoas que possam estar presas e usando escavadeiras para estabilizar edifícios danificados. 

  Na capital Taipei, a pouco mais de 1150 km de distância, telhas caíram de edifícios mais antigos e escolas evacuaram os estudantes para campoos desportivos.

  O terremoto e os tremores secundários causaram 24 deslizamentos de terra e danificaram estradas, pontes e túneis.


POPULAÇÃO ACOSTUMADA

  Terremotos são frequentes em Taiwan e a popualçao está entre algumas das mais bem preparadas para enfrentá-los. Porém, o desta quarta-feira foi forte o suficiente para assustar até mesmo quem já está mais habituado a esse tipo de tremor.

  "Hoje foi a primeira vez que fiquei assustado com um terremoto", disse um morador de um apartamento no 5º andar de um edifício em Taipei. "Fui acordado pelo terremoto. Eu nunca havia sentido um tremor tão intenso antes", disse  ele à Associated Press.

   Um alerta de tsunhami chegou a ser dado, mas posteriormente suspenso. O Japão também emitiu um alerta semelhante. 













0 comments: